Que fim levou Zeca, o campeão olímpico e menino da Vila?
Você lembra da passagem de Zeca no Santos? O lateral surgiu no alvinegro praiano como uma grande promessa do futebol brasileiro, chegando a conquistar uma medalha de ouro com a seleção olímpica do Brasil em 2016. No entanto, após este feito, o jogador entrou em decadência na sua carreira e nunca conseguiu atingir seu potencial.
Zeca fez sua estreia na equipe principal do Santos no dia 9 de março de 2014, em partida contra o Oeste pelo Campeonato Paulista. Após 137 jogos com a camisa do Peixe, o lateral viu sua passagem pelo clube se encerrar após uma briga com torcedores no aeroporto, em outubro de 2017. Depois do episódio, Zeca entrou com uma ação contra o alvinegro praiano, alegando um atraso de pagamentos.
O jogador não teve seu contrato renovado e poderia sair de graça para qualquer clube. No entanto, o Santos entrou com recurso na Justiça para impedir a saída do atleta em uma transferência gratuita. Desta forma, o lateral foi trocado com o atacante Eduardo Sasha, do Internacional.
No colorado, Zeca realizou 56 jogos, chegando a ser emprestado para o Bahia entre 2020 e 2021. Ele deixou o time gaúcho para assinar com o Vasco da Gama, onde realizou 46 partidas e ficou marcado por atuações ruins. Em 2022, o lateral assinou com o Houston Dynamo, da MLS.
Após apenas uma temporada no time dos Estados Unidos, o jogador de 28 anos não renovou seu contrato e ficará sem clube para 2023. Zeca está de férias no Brasil, e não descartou assinar com o clube brasileiro para o próximo ano.