Rolê aleatório? Santos recebe general da Nigéria para reunião
Nesta terça-feira (13), o Santos recebeu uma visita de representantes da cidade de Lagos, na Nigéria. O General do Povo Yoruba Iba Gani Adams, considerado uma das maiores autoridades do país, esteve presente nas dependências do clube. Os visitantes foram recepcionados pelo presidente Andres Rueda, que recebeu homenagens. O Peixe também presenteou os nigerianos com itens oficiais do clube.
“É um momento de muita emoção para o Santos receber líderes nigerianos. Representa essa união que o clube criou, com o Santos do Mundo. Os povos precisam ficar mais unidos e nada melhor que o futebol para mostrar prosperidade e paz”, afirmou Andres Rueda.
A origem da relação entre o Santos e o país nigeriano é bastante famosa, em episódio que ficou conhecido como a “guerra que Pelé parou”. Os nigerianos visitaram o CT Rei Pelé e também puderam conhecer a Vila Belmiro e o Memorial das Conquistas, museu do Santos. A ação faz parte da campanha Santos no Mundo, que visa a internacionalização da marca do clube.
“Agradecemos a visita que o Santos fez para nós, em Lagos. Parabéns ao presidente por administrar um clube tão grande como esse. É muito importante para a imagem da Nigéria essa aproximação entre as partes. Mesmo o pouco tempo que vocês ficaram lá foi criada uma irmandade com o povo nigeriano. A homenagem que o clube fez à África foi algo incrível. Vamos lembrar para sempre do Santos Futebol Clube”, disse Yoruba Iba Gani Adams.
Santos visitou cidade onde parou a guerra
Em novembro, a delegação do Santos Futebol Clube realizou uma visita na cidade onde o clube parou uma guerra: Lagos, na Nigéria. Na viagem, o Peixe foi acompanhado de Edu e Manoel Maria, duas lendas que estiveram presentes no memorável jogo realizado em 1969. A visita aconteceu através de um convite de autoridades nigerianas, realizado após o evento de estreia do novo terceiro uniforme do Peixe, que aconteceu no dia 27 de setembro, na Vila Belmiro.
Na ocasião, Shehu Yusuf, Ministro-Conselheiro da Nigéria, esteve presente na ação, que começou no Memorial das Conquistas e terminou com uma grande festa em campo. Os santistas ainda visitarão Ile-Ifé e Benin, onde será realizada uma partida organizada pelo governo local, no estádio recém reformado. Uma equipe vestirá a camisa 1 do Santos e a outra vestirá o uniforme 3, um fato inédito. Será o mesmo local onde a guerra foi paralisada.
“Emocionante rever onde estivemos e paramos uma guerra. É um prazer para nós, para mim principalmente porque eu fiz o gol que nos deu a vitória”, afirmou o ídolo Edu durante a visita. Ele marcou um dos gols da vitória santista por 2 a 1 contra a seleção do país africano.