Santos venceu o Benfica de Eusébio para ser campeão do mundo pela primeira vez
Em 1962, o Santos Futebol Clube conquistava seu primeiro Mundial de Clubes na história. Com uma verdadeira seleção composta por nomes como Pelé, Pepe, Coutinho e Mengálvio, o Peixe derrotou o Benfica de Eusébio na finalíssima, vencendo os dois jogos e com direito a goleada em pleno Estádio da Luz. Tudo começou com a conquista da Libertadores pelo alvinegro praiano contra o Peñarol e o título europeu do clube português contra o Real Madrid.
Os campeões pela Conmebol e pela Uefa já estavam automaticamente classificados para a final da Copa Intercontinental. A primeira partida foi realizada no Brasil, em um Maracanã lotado com mais de 90 mil pessoas. Foi um jogo duro e disputado, mas o Santos venceu por 3 a 2, com dois gols de Pelé e um de Coutinho, com Santana marcando duas vezes para o time português.
Assim como no jogo de ida, o Estádio da Luz, do Benfica, estava completamente lotado, com mais de 75 mil espectadores nas tribunas. O clima em Portugal era de confiança para o time da casa, que acreditava conseguir a vitória após dar trabalho para o Peixe na Vila. No entanto, o que os torcedores lusitanos viram foi um verdadeiro show do alvinegro praiano.
No que muitos consideram uma das melhores exibições de um time na história do futebol, o Santos dominou completamente aquela partida. Pelé fez logo dois gols, aos 15 e aos 27 minutos do primeiro tempo. Na segunda etapa, Coutinho recebeu passe de Pelé e fez o terceiro. Pouco tempo depois, Pelé driblou três adversários e deixou o goleiro no chão, fazendo o quarto.
Aos 22 minutos do segundo tempo, Pepe fechou o caixão. O time português ainda anotou dois gols de honra, com o confronto se encerrando no placar de 5 a 2. É possível afirmar que esta foi a primeira grande demonstração da grandeza daquele time santista, e que acabou mostrando para todo o mundo que o Peixe era um dos melhores times já vistos no esporte.