Santos fica perto de ter estádio na capital de São Paulo
Há diversas polêmicas sobre onde a equipe do Santos deve jogar, muitos defendem que a Vila Belmiro é muito pequena para a torcida santista, assim como outros argumentam que o time do Santos não pode negar suas raízes. A direção santista quer atuar mais na capital do estado, porém, encontra dificuldades, dessa forma, o clube deve esperar a reinauguração do Pacaembu.
Entretanto, apesar da discussão, é muito comum os torcedores da capital paulista descerem a serra toda rodada para acompanhar o time de coração de perto, assim como é comum o inverso. Por muitas vezes o Santos adotou justamente o Pacaembu como casa em São Paulo.
Em uma dessas partidas, em 2010, a torcida santista chegou a colocar no estádio a segunda maior marca do Campeonato Paulista: 32.001 pessoas compareceram no confronto entre Santos x Rio Claro, válido pelo campeonato estadual daquele ano. A temporada que estava no início, seria dos sonhos do santista. A equipe comandada por Dorival Júnior, foi campeã paulista em cima do Santo André e campeã da Copa do Brasil, derrotando o Vitória.
Experiência não foi boa
O Peixe terminou a primeira parte da Série B no topo da tabela, mas teve oscilações dentro da competição, justamente quando jogou longe da Vila Belmiro. A diretoria do Peixe vendeu o mando para o Paraná, porém, a decisão se mostrou equivocada, já que até mesmo um atleta do elenco criticou a logística adotada pelo Alvinegro Praiano:
“Foi um erro nosso, não da comissão ou atletas. Erro da diretoria. Atingimos os objetivos ao transferir o mando de jogo para Londrina. Das propostas de campanha, na continuidade dos jogos em São Paulo, em outras praças. Queríamos prestigiar os torcedores do Paraná. Uma festa. Menos no aspecto esportivo e técnico. Um erro porque tivemos quatro jogos fora da Vila Belmiro”, admitiu o mandatário.