Relembre o último título do Santos
Hoje, o Santos vive seu maior jejum sem conquistas desde 2002. Desde a última conquista do Campeonato Brasileiro, o Peixe teve no máximo um período de um ano sem conquistas. Mas qual foi o último título do Santos? No dia 8 de maio de 2016, há seis anos, o Alvinegro Praiano derrotou o Audax por 1 a 0 na Vila Belmiro e conquistou seu 22º título estadual.
Foi o segundo título Santista após a saída de Neymar – no ano anterior, o Peixe também havia conquistado o campeonato estadual. Na edição de 2016, a equipe era treinada por Dorival Júnior e tinha peças como Ricardo Oliveira, Gabriel Barbosa e Lucas Lima.
O Santos foi o primeiro colocado de sua chave na fase de grupos, com 32 pontos. Além disso, teve o melhor ataque, com 28 gols em 15 jogos. Nas quartas-de-final, o Peixe enfrentou o São Bento, e conseguiu com facilidade uma vitória por 2 a 0.
Nas semis, o Alvinegro Praiano encontrou seu rival Palmeiras. Após um placar de 2 a 2 no tempo regulamentar, o time de Dorival Jr. se classificou na disputa de pênaltis. Na finalíssima, o Peixe enfrentaria a grande surpresa da competição: o Audax de Fernando Diniz, que havia eliminado São Paulo e Corinthians no mata-mata.
No jogo de ida, em Osasco, as duas equipes empataram em 1 a 1. O gol santista foi anotado por Ronaldo Medeiros. No jogo de volta, na Vila, o Santos foi a campo com: Vanderlei; Victor Ferraz, Gustavo Henrique, David Braz e Zeca; Renato, Thiago Maia, Lucas Lima (Paulinho) e Vitor Bueno (Ronaldo Mendes); Gabriel e Ricardo Oliveira (Joel).
Já o Audax de Diniz foi escalado com: Sidão; Francis (Rodolfo), Yuri, Bruno Silva (Felipe Rodrigues) e Velicka; Tchê Tchê, Camacho e Juninho (Wellington); Bruno Paulo, Mike e Ytalo.
O Peixe abriu o placar apenas aos 44 minutos da primeira etapa, com um belo gol de Ricardo Oliveira. No segundo tempo, o Audax pressionou e levou muito perigo ao gol santista, mas Vanderlei, com uma ajudinha da trave, conseguiu manter o placar até o apito final.