Saiba qual a fórmula secreta do Santos para revelar grandes jogadores
O Santos é conhecido como um dos clubes que mais revelam atletas para o futebol mundial, muitas pessoas não entendem o motivo pelo qual o clube consegue revelar tantos nomes, porém, o motivo é simples. O Peixe é o clube mais lucra e que menos investe nas categorias de base, de acordo com o relatório da Convocados, Outfield e Galapagos Capital sobre a situação financeira dos principais clubes do Brasil.
O segredo para o Santos ter uma base tão forte é a captação de atletas, com um forte time de olheiros, o Alvinegro Praiano consegue achar joias brutas e transformá-las em verdadeiros diamantes. Apenas na última temporada, o Santos lucrou R$ 157 milhões com vendas de atletas formados na base, como Deivid Washington e Ângelo Gabriel, ambos vendidos ao Chelsea, da Inglaterra.
O Santos já revelou grandes nomes para o futebol mundial, como Neymar Júnior e Rodrygo Goes, os dois atletas são nomes frequentes nas convocações da seleção brasileira. Rodrygo será o camisa 10 do Brasil na Copa América, já que Neymar está lesionado e não irá atuar na competição, vale ressaltar que o maior camisa 10 da história também foi revelado pelo Santos: o Rei Pelé.
Carille criticou a base
Apesar de ser um espelho para outros clubes, o treinador Fábio Carille chegou a criticar as categorias de base do Peixe comentou que ela não está ‘tão qualificada:
“O torcedor tem que saber que a base, e isso eu falo sinceramente, não está tão qualificada como já foi anos atrás o Santos. Claro que tem jogadores bons, eu acompanhei o Enzo, que já está aqui com a gente [no profissional] e ele precisará de um tempinho ainda. Veio fazer aqui os testes, deu um desequilíbrio muscular muito grande, o risco de contusão, de lesão de joelho, é muito grande. Então esse menino igual foi feito com o Jair, vai ter que passar por um período de fortalecimento”, disse o treinador.