Santos é um dos clubes mais tradicionais da Libertadores
O Santos é um dos maiores campeões do continente sul-americano, o time santista possui três taças libertadores, o maior número de títulos por um time brasileiro, ao lado de São Paulo, Grêmio e Palmeiras.
Os primeiros títulos do Santos foram conquistados em 1962 e 1963, com o lendário time de Pelé, Coutinho, Pepe, Mengalvio, Dorval e Zito. O terceiro caneco chegou quase 50 anos depois, com a geração de Neymar e Paulo Henrique Ganso.
O perfil ‘Noite de Copa’ realizou uma pesquisa dos times que mais chegaram às finais da tradicional Copa Libertadores no século XXI e o Santos está entre os mais tradicionais da América, com três aparições, o líder é o gigante Boca Juniors, seguido por Flamengo, River Plate e o Santos, com três aparições cada.
Confira a lista completa abaixo:
07 – Boca Juniors
03 – Flamengo
03 – River Plate
03 – Santos
02 – São Paulo
02 – Palmeiras
02 – Internacional
02 – Grêmio
02 – Olimpia
02 – Athletico PR
02 – Fluminense
O Santos chegou nas finais da Copa Libertadores em três oportunidades, em 2003, 2011 e 2020, levantando a antiga taça em uma oportunidade, derrotando o Peñarol, do Uruguai por 2 a 1, já as duas derrotas foram contra Boca Juniors, o maior finalista do século, e o time do Palmeiras, que possui duas aparições, com dois títulos.
Realidade diferente
Hoje a luta do Santos é para voltar a disputar a Libertadores, fato que não ocorrerá pelos próximos dois anos, já que o clube foi rebaixado pela primeira vez em sua história e não disputará nenhuma competição que possa classificá-lo para a principal competição do continente.
Em 2024, o Peixe entrará em campo para jogar apenas o Campeonato Paulista e a Série B do Campeonato Brasileiro, o clube está de fora da Copa do Brasil devido ao seu desempenho ruim no Paulistão da última temporada, edição que o Alvinegro Praiano não passou da fase de grupos.