Joaquim aparece em lista ao lado de Van Dijk e Sergio Ramos
O rebaixamento do Santos foi um choque para grande parte dos santista, a equipe tinha apenas 6,2% de chance de ser rebaixada, segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, mesmo assim, o Peixe caiu para a segunda divisão pela primeira vez em sua história. Apesar da queda, o time teve alguns destaques individuais, é o caso do zagueiro Joaquim.
Segundo um estudo realizado pelo CIES Football, o defensor do Peixe está no top 10 melhores zagueiros do mundo em duelos aéreos, o jogador foi colocado na oitava posição, atrás de nomes como Sérgio Ramos, do Sevilla, e Van Dijk, do Liverpool, zagueiros que já foram considerados os melhores do mundo.
A qualidade área do jogador de 24 anos já foi ressaltada por Marcelo Fernandes, então treinador da equipe, quando o Santos venceu o Vasco por 4 a 1, na Vila Belmiro, Joaquim foi deslocado para a posição central da defesa, dessa forma, ele seria uma contenção para Pablo Vegetti, centroavante vascaíno que tem na bola área uma de suas principais armas.
Confira abaixo a lista completa que conta com mais dois brasileiros:
Van Dijk (Liverpool)
Kim Min-Jae (Bayern)
Danilo Pereira (PSG)
Lascelles (Newcastle)
Zagadou (Stuttgart)
Bruno Duarte (Panetolikos)
Sérgio Ramos (Sevilla)
Joaquim (Santos)
Henrique Trevisan (FC Tokyo)
Willyan Rocha (CSKA)
Zagueiro foi um dos destaques do Santos
Joaquim foi essencial para o Santos, caso o zagueiro não estivesse em campo, o rebaixamento poderia ter vindo muito antes, vale ressaltar que o defensor não jogou a última partida contra o Fortaleza pois estava suspenso com o terceiro cartão amarelo. Na campanha, Joaquim chegou a marcar contra o Flamengo e distribuir diversas assistências de cabeça, duas delas, na vitória sobre o Bahia por 2 a 1, na Arena Fonte Nova.
O zagueiro topou continuar no Santos em 2024, entretanto, o talento do jogador está chamando a atenção do futebol europeu e os dias do defensor no CT Rei Pelé podem estar contados.