Conheça a história do Clássico Alvinegro
Conheça a história por trás do Clássico Alvinegro, que movimenta o futebol em São Paulo há mais de um século, cheio de rivalidade e histórias importantes. O estado em questão é um dos maiores berços do esporte em questão no Brasil. Isso por conta de tudo que as equipes locais fizeram no decorrer das décadas para ajudar a colocar o país no topo do mundo.
Mas, engana-se quem acha que a história paulista do futebol limita-se à capital, tendo em vista que o time do litoral foi o primeiro a fazer um sucesso gigantesco entre os maiores clubes do estado. Sendo assim, no decorrer dos anos, foram diversas as vezes em que times da cidade de São Paulo tentaram fazer frente ao clube praiano, com alguns duelos se destacando.
Entre as maiores rivalidades que aparecem no estado, uma acaba se destacando pelas cores iguais das camisas dos times envolvidos. Trata-se do Clássico Alvinegro, que envolve o Santos Futebol Clube e o Sport Club Corinthians Paulista. Duas equipes que possuem um grande destaque dentro do futebol nacional no decorrer dos seus anos de história.
Primeiros jogos do Clássico Alvinegro
O clássico em questão acaba se destacando em cima dos outros por um motivo específico. A disputa entre os dois clubes é a mais antiga que envolve os quatro grandes clubes do futebol paulista. Isso porque a primeira partida realizada entre os Alvinegros Praiano e Paulistano aconteceu em 6 de março de 1913, no campo do Parque Antartica.
Na ocasião, o Santos já começou com o pé direito a disputa do clássico, vencendo bem o rival. Ao todo o placar fechou 6 a 3 para a equipe do litoral. A partida daquele dia foi válida pela disputa do Campeonato Paulista e ainda ecoa até os dias de hoje como algo positivo para o Peixe. Além disso, também há outros jogos memoráveis que fizeram parte da rivalidade entre as equipes.
Apesar da primeira vitória no clássico ser do lado do Peixe, a maior goleada vista no duelo foi favorável ao time da capital. Em 11 de julho de 1920, a Vila Belmiro foi palco de um dos maiores vexames da história do Santos. Naquele confronto, o placar final ficou 11 a 0 para o Corinthians, com seis gols contras marcados pela equipe do Leão do Mar. Além disso, os atletas do clube praiano deixaram o campo antes do apito final. A situação se desenrolou por conta de um protesto por uma suposta arbitragem tendenciosa naquele jogo.
Sete anos depois, porém, o Peixe conseguiu devolver um pouco da derrota complicada. Isso porque, no estádio Parque Antarctica, em 4 de Setembro de 1927, o time do litoral aplicou 8 a 3, poucos dias após o aniversário do rival. Essa, então, é a maior goleada que o clássico já viu com a vitória do Leão do Mar.
Santos leva vantagem nas finais contra o Corinthians
No que diz respeito às finais disputadas entre as duas equipes no decorrer das décadas, quem leva uma grande vantagem no Clássico Alvinegro é o Santos. Ao todo foram 18 vezes em que as equipes se enfrentaram com uma delas saindo campeã. Dentre elas, 11 dessas situações terminaram com o time praiano comemorando.
O maior destaque fica para o Campeonato Brasileiro de 2002. Na ocasião, o Timão foi o adversário santista na grande final, mas o Peixe conseguiu confirmar duas vitórias, levando para casa a sua sétima taça nacional. Alberto, Renato, Robinho, Elano e Léo marcaram os cinco gols santistas nos dois jogos, que terminaram com um agregado de 5 a 2 para a equipe campeã.
Já os maiores tabus dentro do Clássico Alvinegro também conseguem um lugar de destaque na história do duelo. O maior tabu de invencibilidade do Leão do Mar em cima do rival em Campeonatos Paulistas durou 23 jogos, entre 29 de dezembro de 1956 e 6 de março de 1968. Sendo assim, foram mais de 11 anos sem que o “Timão” conseguisse uma vitória em cima do rival de mesmas cores no estadual.
Entre 8 de Fevereiro de 1976 até 23 de Outubro de 1983, no entanto, um troco grande veio do lado do Corinthians. Isso porque a equipe da capital ficou sete anos sem perder para o rival alvinegro contando todas as competições.
Maiores destaques do duelo
Do lado do Santos, o maior artilheiro do Clássico Alvinegro não podia ser ninguém mais e ninguém menos que o Rei. Pelé marcou impressionantes 51 gols em 48 partidas contra o time paulistano, mantendo uma marca quase imbatível.
Pelo lado do Corinthians, no entanto, três nomes se destacaram: Cláudio, Neco e Teleco, que marcaram 21 vezes cada. Vale lembrar, do lado praiano, que Pepe e Coutinho também fizeram história, com 15 gols cada no duelo.