Todos os títulos que Pepe ganhou no Santos
Confira todos os títulos que José Macia, mais conhecido como Pepe, ganhou enquanto defendia a camisa do Santos Futebol Clube. O time da Vila Belmiro é uma das maiores potências que o futebol mundial já testemunhou, o que é algo claro para qualquer um que ama e entende o esporte. Isso tudo por conta de alguns fatores que apareceram no decorrer da caminhada da instituição.
Não só por todas as suas taças na parede que o Peixe se destaca. A equipe paulista é o que é também por conta dos seus ídolos que ajudaram a fazer com que o clube chegasse onde chegou, o topo do mundo. Um deles, inclusive, se destaca também por alguns grandes feitos dentro e fora dos gramados, participando ativamente da história alvinegra de duas maneiras.
É o caso de Pepe, grande nome que se destacou com a camisa do Santos por 15 anos. Em toda a sua vida, inclusive, o grande ídolo só vestiu um outro uniforme além do do time praiano e foi o da Seleção Brasileira. Ao todo, o ponta esquerda arrecadou recordes que são conhecidos por muitos torcedores. Mas, além disso, também ajudou na conquista de títulos que aumentaram de vez o patamar da equipe.
Pepe: Herói de uma camisa só
Depois de passar por alguns clubes de São vicente, cidade em que morava, o atacante fez um teste no Santos, sendo aprovado pelo técnico Salu. Desde então até o momento de sua aposentadoria, inclusive, ele só vestiu a camisa alvinegra. Ao todo foram 750 jogos por clubes como profissional, marcando 403 gols ao todo. No final das contas, ele acabou ficando atrás apenas do que fez o Rei Pelé.
Além disso, Pepe também ajudou na conquista de exatos 27 torneios oficiais com a camisa do Santos. É fácil lembrar que ele participou do momento mais vitorioso da história do clube. No entanto, esse número acaba deixando qualquer torcedor de cabelo em pé. Não apenas isso, mas o atacante também ajudou e muito para que esse patamar fosse alcançado.
Confira todos os títulos conquistados por Pepe com a camisa do Santos:
- Copa Intercontinental: 1962 e 1963
- Recopa dos Campeões Intercontinentais: 1968
- Copa Libertadores da América: 1962 e 1963
- Supercopa Sul-Americana dos Campeões Intercontinentais: 1968
- Campeonato Brasileiro: 1961, 1962, 1963, 1964, 1965 e 1968
- Torneio Rio-São Paulo: 1959, 1963, 1964 e 1966
- Campeonato Paulista: 1955, 1956, 1958, 1960, 1961, 1962, 1964, 1965, 1967, 1968 e 1969
Vale ressaltar, inclusive, que o jogador em questão também foi peça destaque reconhecida em algumas dessas conquistas, sendo artilheiro do Torneio Rio–São Paulo de 1961 e do Mundial de Clubes (Intercontinental) de 1963.
Pepe também ganhou título como treinador do Santos
Depois de conseguir todo aquele destaque dentro do futebol profissional do Santos, Pepe não se deu por satisfeito. Isso porque, após pendurar as chuteiras em 1969, ele foi direto para as categorias de base para treinar o time paulista. Sendo assim, como grande ídolo, foi técnico do Alvinegro Praiano em diversas oportunidades, arrecadando também um título do Campeonato Paulista, de 1973, na casamata.
Com essa taça vencida como treinador e outra posterior quando comandava o Inter de Limeira, Pepe se tornou o maior vencedor da história do Campeonato Paulista. Ao todo foram 13 títulos do estadual, com outros 11 como jogador.
Vale lembrar, inclusive, que ele também é o maior vencedor da história do Campeonato Brasileiro, com sete conquistas. Seis deles foram adquiridos quando jogava com a camisa do Santos. No entanto, o último deles acabou sendo em um rival. Em 1986, ele treinava o São Paulo quando a equipe se tornou campeã nacional.
Por último, também é importante ressaltar todo o destaque dele com a Seleção Brasileira. Não apenas participando, mas sendo peça fundamental também nos títulos da Copa do Mundo, conquistados em 1958 e 1962.