2 times da Série B jamais enfrentaram o Santos na história
Semana de estreia do Santos na Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe da Vila Belmiro se prepara para disputar o campeonato pela primeira vez em sua história e mantém todo seu foco no objetivo principal do ano de 2024 que é o acesso à elite do futebol brasileiro.
O Peixe inicia a primeira rodada em casa, com portões fechados após punições sofridas devido aos episódios de vandalismo ocorridos após o duelo com o Fortaleza na última rodada do Brasileirão em 2023, quando o Santos perdeu por 2 a 1 e cravou seu rebaixamento inédito.
O time da Vila Belmiro estreia diante do Paysandu, clube do Pará que também é, de certa forma, um novato nesta edição da Série B. A equipe garantiu o acesso ano passado quando disputava a Série A do Brasileirão.
Com a Série B como novidade em seu currículo, o Santos terá dois duelos inéditos contra Amazonas, pela quarta rodada na Arena da Amazônia, e Brusque, na sexta rodada na Vila Belmiro. O Alvinegro já enfrentou as outras 17 equipes que também disputam a competição.
A equipe de Manaus, o Amazonas, foi fundada ainda em 2019 e buscou da Série D e C para a B. A equipe é um dos destaques atuais no futebol brasileiro já que em apenas cinco anos de fundação, já atua na Série B do Campeonato Brasileiro em busca de conseguir, de forma histórica, o acesso a Série A.
Já o Brusque foi fundado em 1987, porém nunca disputou a primeira divisão ou outros torneios principais. Disputou a Série B do Brasileirão por quatro vezes, mas sua melhor posição foi em 2021, ao chegar ao 13º colocado do torneio.
Diante o Amazonas, o Santos poderá contar com o apoio da torcida do norte do país, já que jogará fora de casa. Já contra o Brusque, na Vila Belmiro, não poderá contar com público. Será o terceiro e último jogo onde o Peixe terá de cumprir suspensão do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).
O Santos foi rebaixado em 2023 juntamente com Goiás, Coritiba e América Mineiro. Em 2024, já enfrentou Botafogo de São Paulo, Guarani, Mirassol, Novorizontino e Ponte Preta no Paulistão; Ituano ficou no grupo do Peixe e não classificou. A equipe ainda terá jogos contra Avaí, CRB, Ceará, Chapecoense, Operário do Paraná, Paysandu, Sport e Vila Nova, todas equipes que já enfrentaram o Peixe pelo menos uma vez na história.