Quantos títulos do Campeonato Brasileiro o Santos possui?
Confira quantos títulos do Campeonato Brasileiro o Santos Futebol Clube possui em toda a sua história de glórias e feitos impressionantes. Um dos maiores times de todo o país e do mundo, o Peixe mostra toda a grandeza da sua instituição com o número alto de craques que já vestiram sua camisa. Mas, ao mesmo tempo, não fica para trás quando analisamos a sala de troféus alvinegra.
Conhecido mundialmente por ter o maior jogador da sua história vestindo sua camisa, o time paulista aproveitou para encher as estantes de troféus. Por todo o legado conquistado nos anos mágicos em que o Rei defendeu o clube e com outros grandes destaques posteriores, o Leão do Mar se consolidou como um dos maiores campeões de todo o país.
Em toda o seu vitorioso legado, o Santos passou por cima de diversos rivais para conseguir alcançar oito títulos do Campeonato Brasileiro. Com a marca, o Alvinegro Praiano é o segundo maior campeão do país, o que enche completamente os seus torcedores de orgulho. O time do litoral conseguiu ser o melhor do país durante os anos de 1961, 1962, 1963 , 1964 , 1965 , 1968, 2002 e 2004.
1960 e a década de ouro no Santos
A década de 1960, com certeza, foi o auge da história do Santos. Na época, Pelé e companhia só faltavam fazer chover na Vila Belmiro, empilhando gols, taças e atuações espetaculares. E foi naquela década em questão, inclusive, que o time alvinegro acabou atingindo o mundo todo com seu futebol meteórico.
Claro que houveram diversos importantes títulos no âmbito continental e mundial. Mas, nesta matéria, vamos tratar apenas do sucesso implacável da equipe dentro do cenário nacional. Começando em 1961, o Peixe conseguiu empilhar incríveis SEIS taças do país em apenas oito anos, um marco imbatível.
No decorrer daquela época, o time base da equipe paulista era verdadeiramente lendário. Composto por Gilmar; Lima (Carlos Alberto Torres), Mauro, Calvet e Dalmo; Zito e Dorval; Mengálvio (Clodoaldo), Coutinho (Toninho Guerreiro), Pelé e Pepe (Edu). Além disso, também teve como técnico: Lula e Antoninho, que assinaram seus nomes na história.
Cinco taças seguidas do Campeonato Brasileiro
De 1961 até 1965, foram cinco títulos seguidos do Campeonato Brasileiro, que na época era chamado de Taça Brasil, competição mais do que tradicional. No primeiro deles, o Santos foi o melhor de 18 equipes, batendo o Bahia na grande final. Bem como Pelé foi o grande destaque, com nove gols marcados e a artilharia assegurada. Depois de um empate no primeiro jogo, Pelé e Coutinho embalaram uma vitória por 5 a 1 na volta para garantir a taça do Campeonato Brasileiro.
Um ano depois, ainda na Taça Brasil, o Alvinegro Praiano bateu um dos poucos times que conseguia fazer frente ao Esquadrão Imortal da Vila Belmiro. Em uma final emocionante, disputada em três jogos, gols não faltaram. Depois de vencer o primeiro jogo por 4 a 3, o time paulista perdeu a volta, no Maracanã, por 3 a 1, levando ao desempate. Mesmo assim, os cariocas não tiveram chance, perdendo por 5 a 0 e dando o bicampeonato para o Peixe.
Em 1963, o adversário foi novamente o Bahia, que perdeu duas vezes. Em finais movimentadas, o Santos conseguiu vencer por 6 a 0 na primeira partida e por 2 a 0 na segunda. Sendo assim, o grande destaque foi Pelé, que marcou três vezes nos dois embates.
No ano seguinte, mais um carioca no caminho do Peixe. Depois de derrubar Atlético Mineiro e Palmeiras, o Santos foi encarar o Flamengo na grande final. No primeiro jogo, 4 a 1 com três tentos do Rei. Na volta, um empate sem gols no Maracanã que garantiu a Taça Brasil de volta para a Vila Belmiro.
Pentacampeonato do Santos
O último título da Taça Brasil do Santos aconteceu em 1965, tendo novamente um carioca e o Palmeiras no caminho. Depois de bater o Palestra, o Vasco da Gama tentou, mas não conseguiu derrubar aquele Esquadrão Imortal. Na época, o Alvinegro Paulista não apenas venceu por 5 a 1 na Vila, mas também triunfou por 1 a 0 no Rio de Janeiro, entrando para a história.
Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1968
Em 1968, o Santos não conseguiu levantar a Taça Brasil, mas foi campeão do Torneio Roberto Gomes Pedrosa. A taça em questão também foi chancelada como equivalente ao Campeonato Brasileiro, dando o Hexa ao Santos em uma só década.
Diferente do outro campeonato, esse era disputado por uma fase de grupos e, posteriormente, um quadrangular final. Sendo assim, na ocasião, o time do litoral paulista bateu Internacional, Vasco e Palmeiras, sem perder nenhum jogo, levando a taça para casa.
Santos Bi do Campeonato Brasileiro nos anos 2000
O começo da década de 2000 também foi bem positivo para a equipe do Santos. Na época, com uma geração mágica de Meninos da Vila, duas taças do Campeonato Brasileiro foram conquistadas. A primeira, em 2002, ainda contava com um sistema eliminatório, no ano da primeira vitória de Lula para presidente. Depois de ficar em oitavo na primeira fase, o Santos foi derrubando gigantes como São Paulo, Grêmio e Corinthians, conquistando o título.
Já em 2004, o primeiro título do Santos no formato atual do Campeonato Brasileiro, em pontos corridos. Na época, o time que manteve a mesma base de destaque vinda de 2002, fez 89 pontos em 46 partidas. Foram três pontos a mais do que o Atlético Paranaense, em uma competição marcada por polêmicas. Mesmo assim, o time conquistou o seu oitavo título nacional, entrando para a história.