O Santos tenta negociar alguns jogadores para o ano de 2024, nomes como Marcos Leonardo e Stiven Mendoza não fazem parte dos planos do clube para a próxima temporada e são vistos como bons nomes para fazer caixa para a próxima temporada. Um atleta que foi vendido e não estava no elenco rebaixado no Brasileirão foi o garoto Gabriel Pirani.
Pirani estava emprestado ao DC United, clube treinado por Wayne Rooney, a equipe estadunidense tinha até o final de dezembro para notificar o Santos se ficaria com o jogador, fato que ocorreu, dessa forma, o time da capital dos Estados Unidos efetuará a compra do atleta por 1,6 milhões de dólares, algo em torno de R$ 6,3 milhões na cotação atual.
Vestindo a camisa 10 do clube, Gabriel Pirani participou de apenas 10 partidas no DC United, entretanto, foi o bastante para convencer os americanos a ativarem a opção de compra em seu contrato, além de defender o clube, o jovem de apenas 21 anos foi campeão pan-americano em 2023.
Perdeu espaço
Gabriel Pirani estreou profissionalmente no final do ano de 2020, entretanto, foi em 2021 que o atleta ganhou notoriedade, o jogador entrou em campo em 60 oportunidades, marcando cinco gols e dando outras cinco assistências. Entretanto, o ano de 2022 foi diferente do que Pirani esperava, com espaço, o jogador foi emprestado ao Cuiabá, no Dourado foram 10 partidas e apenas um gol marcado.
No ano de 2023 o jogador foi emprestado ao Fluminense, o jogador foi um pedido direto de Fernando Diniz, o treinador foi um dos profissionais que mais utilizou o jogador na época de Santos. Poucos meses após a chegada do meia às Laranjeiras, o DC United fechou o empréstimo do atleta junto ao Santos.
Com dinheiro entrando, o Alvinegro Praiano volta as suas atenções para a construção do elenco que terá a missão de recolocar o clube na Série A em 2024.