Ex-jogador do Santos revela que se tremeu todo quando recebeu a camisa 10
O Santos teve o maior camisa 10 de todos os tempos, desde de que Pelé deixou de vestir o manto do Peixe, todo e qualquer atleta que vestiu o número sentiu o peso e a responsabilidade. Um dos jogadores que tiveram essa oportunidade foi o lateral Zé Roberto, que atuou no clube entre 2006 e 2007.
“E aí, o que ele (Vanderlei Luxemburgo) fez? Ele me recebeu dentro da sala dele, pegou a camisa, uma camisa que estava na mão dele e falou: ‘Meu filho, te trouxe pra um projeto grande’. Aí ele pegou a camisa branca, branquinha, branquinha, abriu a camisa e fez assim pra mim (com a camisa 10 na mão): ‘Toma, rapaz’. Quando ele fez isso pra mim, minhas pernas começaram a tremer, porque eu falei: ‘mano, como assim?’. Ele falou: ‘Ó, a responsa agora tá com você’ ”, disse em entrevista ao podcast ‘PodPah’.
Zé Roberto era lateral de origem, mas Luxemburgo montou um esquema para o jogador atuar como meia. A ideia do ‘pofexô’ deu muito certo e o Peixe foi campeão paulista com Zé atuando de meia atacante e usando a camisa 10.
Camisa 10 fora da Série B
O Santos não utilizará a camisa 10 na Série B, o presidente do Santos, Marcelo Teixeira, anunciou assim que foi eleito que tentaria vetar o uso do número lendário enquanto o Peixe estiver jogando na Série B:
“Nós vamos propor ao Conselho Deliberativo. No Campeonato Paulista vamos atuar normalmente com a camisa 10. No Campeonato Brasileiro, enquanto não subir, estar no seu patamar digno, nós não atuaremos com a camisa 10 […] enquanto não voltarmos, o Santos não utilizará a camisa mais gloriosa da sua história, a camisa 10”, disse o mandatário.
No Campeonato Paulista, a 10 vem sendo usada normalmente e atletas como Giuliano, Otero, Willian Bigode e Cazares já vestiram o lendário número.