O Santos está fechando o acordo com o Grêmio para enviar Yeferson Soteldo por empréstimo ao time gaúcho, além disso, a equipe comandada por Renato Gaúcho comprará o volante Dodi, do Peixe, o clube do litoral paulista ainda deve receber um ou dois jogadores tricolores por empréstimo.
A queda para a segunda divisão piorou um dos maiores problemas do Santos: o financeiro. O Alvinegro Praiano vive momento delicado nas finanças e não irá conseguir arcar com os salários de seus principais jogadores, Soteldo, por exemplo, possui um dos maiores vencimentos do elenco e irá para o Grêmio com preço de compra fixado, além disso, o Imortal pagará 100% do salário do atleta.
Outro atleta que terá o Grêmio como destino é o volante Dodi, o jogador chegou ao Santos em 2023 por indicação direta de Odair Hellmann, coincidentemente, o atleta teve uma queda brusca de rendimento após a saída de Odair, na reserva do Peixe, Dodi tentará reencontrar o seu melhor futebol em Porto Alegre.
Um sai, outro fica
Compatriota de Soteldo, Tomás Rincón escolheu diminuir o seu salário para permanecer no Santos, inclusive, outros clubes do Brasil demonstraram interesse na contratação do jogador, Vasco e Bahia chegaram a colocar o nome do volante em pauta, mas a renovação de contrato frustrou os planos do time baiano e dos cariocas.
Rincón chegou ao Santos após sair da Sampdoria, a equipe italiana também foi rebaixada para a segunda divisão do país. O jogador foi recusado pelo técnico Paulo Turra, mas após a sua saída, Diego Aguirre aprovou a chegada do venezuelano.
João Paulo vive situação parecida, o atleta é um nome com grande valor de mercado, mas deixou claro que pretende ficar no clube para a Série B, entretanto, a diretoria santista não descarta uma venda, o Grêmio, inclusive, surge como um dos clubes interessados no jogador.