O último gol de Pelé na Vila Belmiro
Pelé é o maior jogador da história do Santos Futebol Clube, e o maior que já pisou nos gramados da Vila Belmiro. No dia 2 de maio de 1974, ele marcava seu último gol na casa do alvinegro praiano, em partida contra o Rio Negro, do Amazonas, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro.
Grande favorito no confronto, o Peixe abriu o placar logo aos 4 minutos, com o próprio Pelé. Ninguém imaginava que aquele seria o último gol do Rei com a camisa santista. O Santos venceu o confronto por 3 a 0, com Brecha marcando os outros dois gols.
Foi o fim da artilharia do maior jogador da história do futebol no Estádio Urbano de Caldeira. Pelé marcou 288 gols em 210 partidas na vila mais famosa do mundo. Seu primeiro jogo na casa santista aconteceu no dia 15 de novembro de 1956, contra o Jabaquara.
Relembre a despedida do Pelé
Cerca de cinco meses depois de seu último gol na Vila, Pelé realizou sua última partida oficial com a camisa do Santos, depois de 18 anos defendendo as cores do alvinegro praiano. O adversário do Santos naquela partida histórica foi a Ponte Preta, que foi derrotada pelo placar de 2 a 0, com gols de Cláudio Adão e Geraldo contra.
Durante a semana, a cidade de Santos recebeu muitos jornalistas, não só do Brasil, mas do mundo inteiro, que queriam cobrir a despedida do Rei. Aos 20 minutos do primeiro tempo daquela partida, Pelé pegou a bola e sem que ninguém esperasse, se ajoelhou no meio do círculo central, abriu os braços e disse adeus ao futebol, protagonizando uma das cenas mais memoráveis da história do futebol.
Na sequência, o Rei se levantou e cercado de repórteres e fotógrafos, deu a volta olímpica com a camisa na mão. Em seguida, ele saiu correndo e chorando para os vestiários da Vila, saindo depois em um carro da Polícia Militar que o esperava na parte externa do estádio.
Depois da despedida do Santos, Pelé voltaria ao futebol profissional em 1975 jogando nos Estados Unidos pela equipe do New York Cosmos onde atuaria até o dia 1º de outubro de 1977.