Santos perdeu semifinal de Libertadores para o Corinthians
Há 10 anos, acontecia um dos maiores clássicos alvinegros da história. Em 2012, Santos e Corinthians se enfrentaram na semifinal da Libertadores da América. De um lado, o Peixe buscava o bicampeonato, e do outro, o Timão buscava a conquista inédita. O vencedor enfrentaria o Boca Juniors na final, e como era de se esperar, houve um equilíbrio absurdo entre as duas equipes no confronto.
O primeiro jogo foi realizado na Vila Belmiro, no dia 13 de junho. O jogo foi bastante truncado, com ambas as equipes jogando de maneira cautelosa. Até que na metade do primeiro tempo, Emerson Sheik marcou um golaço para o time corinthiano.
O Santos partiu com tudo para o ataque, mas o alvinegro praiano barrou em uma atuação inspirada da linha de defesa corinthiana. O Peixe pressionava e se aproximava do empate, e o cenário melhorou ainda mais após Emerson Sheik ser expulso de campo. Mas no tempo restante de partida, a equipe santista acabou parando nas mãos do goleiro Cássio.
Sem fazer gol em casa, o Peixe teria de reverter o cenário no Pacaembu. Com um time ofensivo, o Santos abriu o placar aos 35 minutos do segundo tempo. Neymar avançou, tocou para Alan Kardec à direita, que cruzou na área e encontrou Borges. O atacante mandou a bola na trave e Neymar completou no rebote. 1 a 0 para o alvinegro praiano.
O resultado levaria o confronto para a disputa de pênaltis. E caso o Peixe fizesse mais um gol, ia para a final. Só que logo no início do segundo tempo, Alex cobrou falta pela esquerda, Edu Dracena desviou a bola e ela sobrou para Danilo, que finalizou para o fundo da rede de Rafael Cabral, empatando o embate.
O Peixe sentiu o gol corinthiano e pouco conseguiu fazer no restante da partida. O Timão jogou de maneira cautelosa e segurou o empate até o fim, classificando para a final da Copa Libertadores pela primeira vez em sua história.