Relembre a inauguração de três novas arquibancadas da Vila Belmiro
No dia 20 de julho de 1997, o Santos Futebol Clube inaugurava três lances de arquibancadas na Vila Belmiro. O feito aconteceu durante um jogo contra o Goiás, pelo Campeonato Brasileiro, onde venceu por 3 a 0. As arquibancadas foram levantadas ao lado da rua José de Alencar, em um dos “fundos” do estádio, onde hoje fica a torcida visitante.
A obra, que foi realizada na gestão do presidente Samir Abdul Hack, foi vista como uma verdadeira conquista para o alvinegro. Isso porque a ausência de uma arquibancada que “fechasse” todo o entorno do estádio incomodava parte dos torcedores e da diretoria.
No jogo da inauguração, os três tentos santistas foram marcados por Arinelson (2) e Macedo. O time treinado por Luxemburgo foi para campo com: Marcelo; Baiano, Narciso, Ronaldão e Cássio; Élder, Marcos Bazílio, Caíco e Arinélson (Fernando Fumagalli); Macedo (João Santos) e Müller. Cerca de 8.900 pessoas estiveram presentes na inauguração, com uma renda de R$ 85,1 mil reais.
Arquibancada da Vila Belmiro caiu em jogo contra o Corinthians
Se em 1997 o Peixe teve uma grande conquista em relação ao seu estádio, em 1964 quase sofreu uma grande tragédia. No dia 20 de setembro daquele ano, 32 mil pessoas compareceram na Vila para assistir ao Clássico Alvinegro, contra o Corinthians. Parte das arquibancadas ainda eram feitas de madeira na época. Mesmo ciente da superlotação, o presidente do clube na época, Athiê Jorge Cury, exigiu que o jogo acontecesse.
O duelo iniciou, e com apenas seis minutos de jogo, parte das arquibancadas de madeira do estádio santista desabaram, fazendo com que 181 pessoas ficassem feridas. Não houveram vítimas fatais no incidente. Instantaneamente, o árbitro Armando Marques paralisou a partida. Athiê insistiu que o jogo continuasse, mas Armando declarou o duelo encerrado.
A partida foi reagendada para 10 dias depois, no Pacaembu, onde acabou terminando em um empate por 1 a 1. Depois do episódio, a Vila Belmiro passou por ajustes e alguns anos depois deixou de possuir arquibancadas de madeira.
Como a partida foi encerrada antes de seu término, não foi possível considerar aquele público como o recorde do estádio. A marca oficial da Vila é de 31.662 espectadores presentes no estádio, em uma goleada sofrida pelo Peixe contra o Palmeiras em 1976.