Santos foi o primeiro time a adotar estrelas na camisa
Você sabia que o Santos Futebol Clube foi o primeiro time a utilizar estrelas na camisa? Em 1968, cinco anos após a conquista do bicampeonato mundial, o Peixe eternizou os dois títulos mais importantes de sua história, conquistados em 1962 e 1963, com estrelas em seu uniforme, posicionadas acima do escudo alvinegro.
Foi no dia 23 de maio de 1968 que as estrelas foram colocadas no uniforme pela primeira vez. A “inauguração” delas aconteceram em um amistoso realizado contra o Boca Juniors. Três dias depois, o Santos adotou as estrelas como parte definitiva de seu uniforme ao utilizá-las acima do escudo em partida contra o América, pelo Campeonato Paulista.
No dia 23 de maio as estrelas foram introduzidas no uniforme pela primeira vez, em um amistoso festivo diante do Boca Juniors, da Argentina. E no dia 26 de maio, oficialmente, elas estavam na camisa santista na partida diante do América de São José do Rio Preto, pelo Campeonato Paulista.
E desde então, usar estrelas em seu uniforme em comemoração aos grandes títulos virou algo normal no país. No futebol brasileiro, não existe nenhum registro de algum clube que tenha feito isso antes das homenagens aos mundiais de 62 e 63 realizadas pelo Santos.
Até mesmo a Seleção Brasileira começou a utilizar as estrelas acima do escudo da CBF depois do Santos. Apenas em 1971 a Seleção passou a usar, oficialmente, três estrelas, em homenagem ao tricampeonato mundial conquistado em 1970.
No entanto, o Santos não é o primeiro clube a realizar tal feito no futebol mundial. Em 1958, em comemoração ao primeiro pentacampeonato da Liga Italiana, a Juventus de Turin passou a utilizar a estrela no uniforme, no lugar de seu escudo.