Santos pode se livrar de um enorme problema no Paulistão na próxima rodada

Pela terceira temporada consecutiva, o Santos está lutando para não ser rebaixado para  Série A2 do Campeonato Paulista. Entretanto, a preocupação nesta temporada pode acabar com antecedência. Se nos dois últimos anos a luta foi até a última rodada, em 2023 os torcedores podem ficar mais tranquilos.

A equipe comandada pelo técnico Odair Hellmann pode garantir a vaga na elite paulista já na próxima rodada, quando joga contra a Portuguesa, no domingo (19), às 16h, na Vila Belmiro, pela décima rodada.

Para entrar em campo com a Lusa com mais tranquilidade, a Ferroviária (lanterna na classificação geral com cinco pontos) não pode pode vencer o Guarani, no sábado (18), em Araraquara. Caso a Locomotiva empatar ou perder para o Bugre, o Peixe precisa vencer o seu confronto.

Cenário favorável

Caso aconteça, o Santos chegaria a 13 pontos, a Ferroviária (com cinco ou seis) e Portuguesa (seis) não conseguirão mais alcançar o Alvinegro matematicamente, pois, caso vençam todos os confrontos restantes, chegariam a 11 pontos. Vale lembrar que as duas equipes com pior campanha geral no Paulistão são rebaixadas à Série A2 do Estadual.

A fase de grupos do Paulistão só conta com mais três rodadas antes de começar o mata-mata. Logo, há mais nove pontos a serem disputados. O Peixe continua na lanterna do Grupo A, dois pontos atrás da Inter de Limeira (10), Botafogo-SP e Red Bull Bragantino (ambos com 14 pontos).

Logo, caso haja a combinação de resultados citada, o Peixe pode deixar de se preocupar com o rebaixamento e se concentrar rumo a classificação. Claro que, pelas equipes da mesma chave não se enfrentarem, Odair Hellmann e seus comandados devem torcer contra elas, e não dependem apenas de si.