Santos não foi o único! Veja gigantes do futebol mundial que também foram rebaixados

Em meio a lágrimas e decepção, os torcedores do Santos enfrentam um momento agonizante na história do clube. O time da Vila Belmiro, que uma vez abrigou o maior jogador de todos os tempos, Pelé, enfrenta seu primeiro rebaixamento no Campeonato Brasileiro, caindo para a Série B. Este é um golpe duplamente brutal para os fãs do clube, ainda de luto pela recente morte de seu maior ídolo. Contudo, o Santos não é o único gigante do futebol mundial que sofreu com o rebaixamento.

Para surpresa de muitos torcedores, existem colossos do futebol europeu que conheceram o rebaixamento nos seus respectivos campeonatos. Sim, nem mesmo a tradição, os fundos quase ilimitados e os títulos conquistados protegeram equipes como o Bayern de Munique, Manchester United e a Juventus. Nesse sentido, vale recordar algumas dessas potentes equipas que, por uma vez ou outra, tropeçaram e caíram.

Hoje em dia, o Bayern de Munique predomina soberano no futebol alemão. Entretanto, não foi sempre assim. É difícil imaginar, mas exatamente 68 anos atrás, durante a temporada de 1954/55, a equipe esteve na Segunda Divisão. No entanto, vale ressalvar que, na época, a Bundesliga como conhecemos hoje ainda não existia, portanto, o Bayern participava da extinta Oberliga Süd.

É verdade que o Manchester United já foi rebaixado?

Sim! Tal realidade parece quase inimaginável hoje em dia. Mas, precisamos lembrar que antes de alcançar o estrelato e tornar-se um dos clubes mais vencedores da Inglaterra e da Europa, o Manchester United passou por períodos problemáticos. Ao total, os ‘Red Devils’ têm cinco rebaixamentos em sua história: 1893/94, 1921/22, 1930/31, 1936/37 e 1973/74. Atualmente, é quase inconcebível imaginar a Premier league sem a presença da equipe de Manchester.

Quais os outros gigantes que também enfrentaram o rebaixamento?

O Atlético de Madrid também enfrentou uma serie de turbulências em sua trajetória. Apesar de atualmente estar consolidado como uma das principais forças da Espanha, o clube já sofreu três rebaixamentos: duas vezes na década de 1930 e uma em 2000. Aliado a isto, temos também que mencionar a Juventus. A Velha Senhora, como é carinhosamente chamada, foi rebaixada em 2006 por envolvimento em um escândalo de manipulação de resultados.

Vale lembrar ainda, que além desses, outros clubes como o Liverpool e o Milan também compõem essa lista, ambos devido a indicações extracampo. Enfim, esses episódios são a prova de que mesmo os gigantes podem tropeçar, mas também são capazes de se levantar e voltar ao topo, mais fortes do que nunca.