Santos foi eleito pela Fifa o maior time das Américas no Século XX

No ano de 2000, o Santos Futebol Clube foi eleito o Melhor Clube do Século XX nas Américas e um dos notáveis clubes do futebol mundial em lista divulgada pela FIFA. Além disso, a instituição também reconheceu Pelé, parte crucial para a concretização do Peixe como grande time nos anos 60, como o maior jogador do Século XX.

Na lista geral, que reuniu todos os clubes do mundo, o Santos ficou na 5ª posição, atrás de Barcelona (4º colocado), Bayern de Munique (3º colocado), Manchester United (2º colocado) e Real Madrid (1º colocado).

A pesquisa foi feita exclusivamente por leitores da revista bimestral da FIFA em dezembro de 2000. Outros clubes brasileiros também figuram nesta lista. São eles: Flamengo (10º colocado) e Botafogo (13º).

Por outro lado, a revista inglesa “Four Four Two”, que nomeou os 20 melhores times da história, colocou o histórico time do Santos de Pelé na 7ª colocação.

Relembre as conquistas do Santos na “Era Pelé”

Nos anos 60, o Santos de Pelé fez a festa no futebol brasileiro com craques como Pepe, Coutinho, Zito, Dorval e o próprio Rei. Foram 6 títulos do Campeonato Brasileiro, dois da Copa Libertadores, dois Mundiais de Clubes, 10 Campeonatos Paulistas, três Torneios Rio-São Paulo e uma Supercopa Sul-Americana. Foi sem sombra de dúvidas o clube mais dominante do país, e provavelmente do continente.

Não é à toa que o Santos da “Era Pelé” parou uma guerra. O fato ocorreu em 1969, na Nigéria. O país vivia o conflito conhecido como Guerra de Biafra, que durou entre 1967 e 1970 e causou a morte de milhões de pessoas. O Santos fazia excursão pela África e recebeu convite para jogar na Nigéria. Para chegar até o estádio Beni City em segurança, era preciso um cessar-fogo. Por isso, o conflito foi interrompido para que as pessoas pudessem ver o Santos de Pelé.