Santos deu meia volta, ligou para argentino, e técnico desembarcou no domingo

O Santos estava à procura de um treinador experiente, com bagagem internacional, antenado em tecnologia, que utiliza a base e que pratica um futebol ofensivo e fechou com o treinador Jorge Sampaoli para a temporada de 2019.

Vamos relembrar a passagem do treinador argentino pelo Santos, atualmente, ele está sem time depois de ser demitido pelo Flamengo, após ano que pode terminar sem nenhum time pelo time carioca. O Flamengo de Sampaoli foi eliminado nas oitavas de finais da Libertadores pelo Olímpia do Paraguai, e perdeu recentemente a final da Copa do Brasil para o São Paulo.

Sampaoli desembarcou em Santos após treinar Lionel Messi

O treinador fechou com o Santos em Dezembro de 2018, e 5 meses antes estava sendo eliminado das oitavas de final da Copa do Mundo, com a Argentina. O treinador argentino comandou sua seleção nacional naquele ano, e com problemas no relacionamento com jogadores foi demitido após a Copa.

O treinador não teve um grande começo pelo Santos. Foi eliminado na semi do Campeonato Paulista pelo Corinthians, na primeira fase da Sul-Americana caiu para o River Plate do Uruguai, e saiu da Copa do Brasil nas oitavas para o Atlético Mineiro.

Porém no meio do ano a equipe se acertou e entendeu a filosofia de jogo bastante ofensiva do treinador, que ganhou rapidamente o carinho dos torcedores por conta desta característica. A equipe terminou o Campeonato Brasileiro de 2019 no 2º lugar daquele ano.

Ao final de 2019, Sampaoli deixou o Santos após desgaste no relacionamento com o então presidente do clube, José Carlos Peres. Pela equipe o treinador fez 63 jogos, com 35 vitórias, 13 empates e 15 derrotas.