Santos deixa rivais comendo poeira e lidera importante ranking
O Santos vive uma das maiores crises financeiras de sua história, o clube já vivia com dificuldades, mas a queda para a segunda divisão em 2023 agravou ainda mais a vida do clube do litoral paulista. Apesar das dívidas, o Peixe é um dos clubes que mais revela e vende jogadores para a Europa, inclusive, o Alvinegro Praiano deixa os seus rivais da capital comendo poeira nesse quesito.
A maior venda história do Santos foi Neymar Júnior, o atacante foi vendido ao Barcelona por 88 milhões de euros, a segunda maior venda foi justamente para o rival do clube catalão, o Real Madrid contratou Rodrygo por 45 milhões de euros.
Confira o top 5 abaixo (valores em euros):
88 Milhões - Neymar (Barcelona)
45 Milhões - Rodrygo (Real Madrid)
29 Milhões - Gabigol (Inter de Milão)
24 Milhões – Robinho (Real Madrid)
18 Milhões – Marcos Leonardo (Benfica)
Time que mais lucrou
O Santos é o clube paulista que mais lucrou com vendas para a Europa contando apenas o top 5 de vendas, somando todas as vendas do Peixe, o clube recebeu 204 Milhões de euros, o segundo colocado é o Palmeiras, que teve a sua posição alavancada pela venda do garoto Endrick, no total, a equipe alviverde recebeu 149 milhões em vendas, São Paulo e Corinthians estão logo atrás, com 105 milhões de euros e 64 milhões de euros.
A última venda do Santos para a Europa foi o centroavante Marcos Leonardo, o atacante tinha o sonho de jogar na Europa e não mediu esforços para deixar o clube paulista, em seu primeiro jogo pelo Benfica, o garoto já foi às redes em seu primeiro toque na bola. Antes de ser vendido aos portugueses, o jogador foi pivô de uma polêmica ao final da temporada, quando chegou à concentração do clube atrasado e supostamente embriagado.