Relembre o primeiro gol de Neymar com a camisa do Santos

Nesta semana, foi o aniversário de 14 anos da marca do primeiro gol de Neymar vestindo a camisa do Santos. O clube fez uma postagem em suas redes sociais comemorando o acontecimento, que posteriormente foi compartilhada pelo craque em suas redes sociais.

Com mais de 16 mil pessoas no saudoso Pacaembu, o Menino da Vila de apenas 17 anos de idade marcava seu primeiro gol como atleta profissional de futebol. No domingo, 15 de março de 2009, ele entrou para a história, para a euforia e otimismo de todos os santistas que estavam empolgados com o garoto. Em meio às expectativas de que estava para surgir o próximo fenômeno do futebol mundial, ele correspondeu.

Logo de cara, as comparações já apareciam. Eram inevitáveis, visto que pelo talento do jovem, tinham esperança no nascimento e profissionalização de um Robinho, Pelé, Coutinho, Pepe, Dorval.

Neymar tinha praticamente acabado de subir da base ao profissional, e sua primeira vítima foi o Mogi Mirim, do interior da capital paulista. Em um duelo válido pelo Campeonato Paulista daquela temporada, que infelizmente não acabou com o título,, ele aproveitou um cruzamento na área aos 28 minutos do segundo tempo, e marcou o terceiro gol santista na vitória por 3 a 0.

Nesta partida, ele enfrentou Giovanni, um dos grandes ídolos dos torcedores do Peixe, visto que defendia as cores do Mogi. No ano seguinte, ele retornaria ao Santos para sua última passagem pelo clube, até a sua aposentadoria.

De revelação a realidade

Neymar já mostrava sinais de que seria uma grande estrela no futebol, graças a sua habilidade e poder de decisão, como na partida da semifinal contra o Palmeiras. Era o começo de uma gloriosa carreira para o garoto nascido em Mogi das Cruzes.

 Entretanto, por ser muito jovem, oscilou em seu primeiro ano, mas iria deslanchar no ano seguinte, deixando de ser uma promessa e se tornando realidade. Foi crucial na conquista do Paulistão e Copa do Brasil do mesmo ano, além dos outros títulos conquistados pelo Peixe.

Até a sua saída em 2013, o craque conquistou: Campeonato Paulista (2010, 2011 e 2012); Copa do Brasil (2010); Copa Libertadores da América  (2011) e Recopa Sul-Americana (2012).