Quem é o atacante ex-Santos que virou lenda no futebol da Tailândia?

Você, torcedor do Santos, pode não lembrar do atacante Diogo Luis, que fez parte da conquista da Copa Libertadores com o alvinegro praiano. O atleta teve uma breve passagem pela Vila Belmiro, mais virou um verdadeiro rei do outro lado do hemisfério. Diogo foi um dos grandes destaques do futebol asiático nas últimas temporadas, atuando na Tailândia.

Natural de São Paulo, Diogo Luis iniciou sua carreira em 2005 na Portuguesa, onde conseguiu se destacar em nível nacional e atraiu olhares de clubes da Europa. Em 2008, o atacante se transferiu para o Olympiacos, da Grécia. Sem muito sucesso no clube mediterrâneo, Diogo foi emprestado para o Flamengo em 2010 e aterrisou na Vila Belmiro, também por empréstimo, em 2011.

Foram 20 jogos com a camisa do Peixe, marcando apenas um gol. Diogo esteve no elenco campeão da Libertadores e do Campeonato Paulista naquele ano. “O Santos realmente foi uma grande, assim, não surpresa, mas eu gostei muito de ter trabalhado lá. Uma pena que eu acabei machucando lá também e, não tive tanta sequência assim como imaginei. Tive uma lesão muito séria, mas, sem dúvida, foi um time que eu gostei bastante de ter jogado”, contou o atleta sobre seu período no alvinegro praiano.

Diogo voltou para a Portuguesa em 2013 e atuou pelo Palmeiras em 2014. Foi em 2015 que o jogador iniciou sua vitoriosa trajetória no futebol tailandês. O atacante assinou com o Buriram United, considerado o maior e melhor clube do país asiático. Em quatro temporadas, Diogo somou 123 e 110 pela equipe tailandesa.

Entre 2019 e 2020, Diogo teve uma rápida passagem pelo Johor FC, da Malásia. Em 2021, ele retornou para a Tailândia, desta vez defendendo as cores do Pathum United, onde atua até hoje. Pelo novo clube, Diogo soma 45 jogos e 22 gols. Ele já conquistou dois títulos do Campeonato Tailandês, um pelo Buriram e outro pelo Pathum.