Quantos torcedores cabem na Vila Belmiro?

Inaugurado no dia 12 de outubro de 1916, o Estádio Urbano Caldeira, popularmente conhecido como Vila Belmiro, é um dos grandes monumentos históricos do futebol brasileiro. Com 105 anos de idade, a Vila abriga não apenas um dos maiores clubes do país, o Santos, mas também foi a casa de um dos maiores jogadores (se não o maior) da história: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

Segundo o site do próprio estádio, a capacidade da Vila é de 16.068 torcedores. No entanto, um laudo de engenharia do clube entregue à CBF aponta que a capacidade do estádio é de 17.923 pessoas. O aumento teria acontecido por conta de reformas feitas em 2018, que resultou na substituição dos camarotes da arquibancada térrea por arquibancadas de concreto.

Desde 2020, quando o clube era gerido pelo presidente José Carlos Peres, existe um projeto de expansão em pauta, que prevê a expansão da capacidade para cerca de 30 mil pessoas.

Maior público do Santos na Vila

Oficialmente, o maior público da Vila foi no dia 15 de fevereiro de 1976, quando aconteceu o clássico com o Palmeiras, também conhecido como “Clássico da Saudades”. 31.662 torcedores compareceram na partida válida pelo Torneio Governador do Estado.