Quanto o Santos faturou com o mecanismo da Fifa?

O Santos conseguiu acumular um bom dinheiro na última janela de transferências mesmo não participando de vendas diretas. Por conta do mecanismo de solidariedade da Fifa, que beneficia clubes formadores de atletas, o time da Baixada Santista faturou um valor considerável nos últimos meses.

Ao todo, o Alvinegro Praiano ganhou quase R$ 20 milhões apenas com movimentações no mercado de jovens revelados no time, foram eles: Arthur Gomes, Gustavo Henrique e Neymar. O primeiro se transferiu do Sporting para o Cruzeiro e fez 630 mil reais serem direcionados aos cofres do Peixe.

Já o segundo foi comprado pelo Real Valladolid, da Espanha, e 285 mil reais foram para o Santos. Já Neymar foi quem aumentou de forma absurda os ganhos. Em mais uma transferência milionária, o craque brasileiro fez o Peixe receber cerca de 3,6 milhões de euros (aproximadamente 19 milhões de reais), com a sua ida para o Al Hilal, da Arábia Saudita.

Neymar embaixador

Novo reforço do Al Hilal, da Arábia Saudita, Neymar reacendeu a esperança do torcedor do Santos sobre um possível retorno ao Peixe depois da sua passagem no Oriente Médio. Recentemente, o próprio jogador afirmou seu desejo de um dia voltar a Vila Belmiro, local onde encantou o Brasil entre 2009 e 2013.

No entanto, até lá, ele poderá dividir suas atenções com um novo cargo que foi designado. O craque se tornou o embaixador da equipe de hipismo Horse Team/Campline Horse, de Portugal. O grupo empresarial português investe na formação de atletas de alta performance da modalidade hípica dressage (conhecida no Brasil como adestramento) e do cavalo Puro Sangue Lusitano.

Ideia de Neymar

O craque imagina que pode cumprir sua missão na Arábia Saudita e ir sem custos para uma grande liga europeia em 2025. A intenção do brasileiro seria atuar em um país competitivo pelo menos um ano antes da Copa do Mundo de 2026.

Com a ida para a Arábia Saudita, o brasileiro encerra sua passagem de 10 temporadas pelo futebol europeu e seis anos no PSG. Neymar chegou ao time francês como o jogador mais caro da história.