Quando o Santos goleou a França
Você sabia que o Santos Futebol Clube já goleou a Seleção da França? Em 1930, os franceses foram eliminados na primeira fase da Copa do Mundo no Uruguai, após derrotas para Argentina e Chile. Antes de voltar para a Europa, “Les Bleus” passaram pela cidade de Santos e receberam um convite do Peixe para um amistoso na Vila Belmiro.
O confronto aconteceu no dia 30 de julho daquele ano, e foi recebido com grande antecipação pelos habitantes da cidade praiana. O Peixe tinha em seu elenco nomes como Omar, Camarão, Feitiço, Mario Seixas, Evangelista e Athié, enquanto a França tinha como destaques atletas como Marcel Langiller e Alexander Villaplane.
O Santos, comandado por Ramon Platero, entrou em campo com: Athié, Aristides e Meira; Osvaldo, Roberto e Alfredo; Omar, Camarão, Feitiço, Mario Seixas e Evangelista. Já a Seleção da França, treinada por Raoul Caudron, foi escalada com: Thepot, Mattler (Capelle) e Andoire; Laurent, Delmer e Chantrel; Liberati, Pinel, Maschinot, Delfour e Villaplane. Guiado pelo atacante Feitiço, o alvinegro praiano não tomou conhecimento dos franceses.
Feitiço abriu o placar aos 30 minutos da primeira etapa, e ampliou o placar apenas três minutos depois. No segundo tempo, a França marcou seu gol de honra com Delfour, com 12 minutos no relógio. Márcio Seixas marcou o terceiro tento santista apenas dois minutos depois.
Feitiço marcou seu terceiro no jogo e o quarto de sua equipe aos 17 minutos, de cabeça. Márcio Seixas marcou o quinto e Feitiço completou sua atuação espetacular ao anotar seu quarto gol na partida aos 35 minutos da segunda etapa, novamente de cabeça.