Quando o Santos foi fundado?

No dia 14 de abril de 1912, três esportistas de uma cidade litorânea no sul de São Paulo convocaram uma assembleia na sede do Clube Concórdia para a criação de um time de futebol. Durante a reunião, surgiu um debate sobre qual seria o nome da então agremiação a ser fundada. Os participantes da reunião aclamaram, por unanimidade, a proposta de Santos Futebol Clube.

Desde então, a história de um dos maiores e mais tradicionais clubes do Brasil vem sendo escrita. A primeira partida do Peixe foi realizada no dia 15 de setembro de 1912 contra o Santos Athletic Club, mais conhecido como “Clube dos Ingleses. O santos venceu por 3 a 2, com gols de Arnaldo Silveira e Adolpho Millon.

Relembre a história do Santos

O clube disputou seu primeiro Campeonato Paulista em 1913, que foi consequentemente, seu primeiro torneio oficial. A estreia aconteceu diante do Germânia, no que foi uma derrota por 8 a 1. Três semanas depois, o time santista conquistou sua primeira vitória em uma competição, por 6 a 3, diante do Corinthians.

Em 1916 foi inaugurado o estádio da Vila Belmiro, que mais tarde ganharia o nome Urbano Caldeira. Em 1957, o Santos viu chegar quem se tornaria rei e mudaria para sempre a sua história: Pelé. Entre 1957 e 1974, o Santos conquista todos os títulos possíveis.

Após a era Pelé, o Alvinegro Praiano voltou a ter momentos de glória a partir de 2002, na era dos “Meninos da Vila”. Na década de 2010, o clube também conquistou títulos com o time sendo liderado pelo atacante Neymar.