Qual o único jogador do Santos que participou de todos os jogos na temporada?


Não é surpresa para ninguém que o técnico Odair Hellmann vem tendo problemas para escalar os onze titulares do Santos. O time vem sofrendo com diversas lesões repentinas, e até agora, o único jogador que entrou em campo em todas as partidas em 2023 foi João Paulo, capitão do Peixe. 

O dono da meta santista foi titular em todos os 14 jogos do clube na temporada até aqui, acumulando o total de 1188 minutos nos gramados. De todos os duelos, o arqueiro foi substituído em uma delas. Durante a derrota por 3 a 1 para o Palmeiras, fora de casa, o jogador sentiu uma tendinite na coxa esquerda e precisou sair de campo aos 18 minutos da segunda etapa. 

De acordo com os dados divulgados pelo Footstats, João Paulo acumula 23 defesas neste começo de temporada, entre Campeonato Paulista e Copa do Brasil. Dentre elas, 10 foram consideradas difíceis. 

Segundo mais utilizado e problemas no departamento médico

O outro atleta do Peixe que mais entrou em campo sob o comando de Odair Hellmann foi o volante Dodi. Recém-contratado, participou de 13 partidas como titular do time. A única partida a qual não jogou foi no empate sem gols diante do Água Santa, quando sofreu uma mialgia no reto femoral da coxa. 

Com o problema do alto número de lesionados, o Santos está aproveitando a pausa sem partidas oficiais para recuperar os atletas, visto que alguns devem voltar já no começo de abril. A equipe voltará a jogar no próximo dia 5, pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. O sorteio dos grupos será nesta segunda-feira (27), em Assunção, Paraguai, na sede da Conmebol. 

“Iniciamos com uma ideia e acabou no primeiro jogo, perdemos muitos jogadores. Encontrava uma situação e perdia, no volante, no meia, na frente. Tem dois meses assim. A exigência é como se eu tivesse há um ano. Se cobra nessa velocidade. Sei que o Santos tem que dar resposta diferente, mas não vai ser com um ou dois meses, ainda mais sem repetir formação, sem repetir a ideia, testando variação tática. Quando eu quis, não tinha possibilidade”, disse Odair em relação aos lesionados. 

Até agora, o departamento médico está com um total de sete jogadores em suas dependências: o zagueiro Maicon, o meio-campista Gabriel Carabajal e os atacantes Lucas Braga e Ângelo (em transição), além do zagueiro Joaquim (lesão ligamentar medial), o meia-atacante Soteldo (rompimento do tendão do músculo peitoral esquerdo) e o atacante Stiven Mendoza (lesão muscular moderada de bíceps femoral da coxa esquerda).