O ano em que Neymar e companhia conquistaram o Brasil pelo Santos

Em 2010 o Santos de Neymar, Ganso e Robinho encantou o Brasil e foi campeão pela primeira vez de campeonato nacional. Com equipe repleta de Meninos da Vila e muito ofensiva, o Santos realizou durante o campeonato a 3ª maior goleada da história.

O Santos foi campeão da Copa do Brasil pela primeira vez em 2010. A equipe comandada por Neymar de 18 anos e Ganso de 20, desfilou um futebol alegre e ofensivo, com média de mais de 3 gols por jogo e foram campeões.

O Peixe marcou 39 gols em 11 jogos, média de 3,54 por partida e levou 15, média de 1,36. A equipe foi campeã diante do Vitória na final. Neymar foi o artilheiro da competição com 11 gols e Paulo Henrique Ganso foi eleito pela CBF o craque do campeonato.

Veja como foi a campanha do Peixe na competição

O Santos fez 11 jogos na campanha do título. Na primeira fase, o Peixe enfrentou o Naviraiense e ganhou o jogo de estreia por 1 a 0 em Campo Grande. No jogo de volta a equipe aplicou a 3º maior goleada da história da Copa do Brasil, vencendo por 10 a 0.

Na segunda fase, o alvinegro fez excelente jogo e goleou o Remo por 4 a 0 fora de casa, anulando o jogo de volta e classificando para a próxima fase. Nas oitavas enfrentou o Guarani no dia do seu 98º aniversário e goleou por 8 a 1. Com a gigante vantagem, o clube entrou com time misto no jogo de volta e perdeu por 3 a 2.

Nas quartas de finais, o Santos enfrentou o Atlético Mineiro e teve seu primeiro conflito complicado. A equipe perdeu o jogo de ida por 3 a 2 em Belo Horizonte, mas conseguiu reverter o placar na Vila Belmiro, e se classificou após vencer por 3 a 1.

O confronto nas semis foi contra o Grêmio. O Santos também perdeu o jogo de ida fora de casa, dessa vez por 4 a 3, após abrir 2 a 0 no placar. No jogo de volta o Peixe venceu por 3 a 1 com o apoio da sua torcida na Vila Belmiro e se classificou para a final da competição.

A primeira partida dessa vez foi em casa, e o Peixe venceu o Vitória por 2 a 0. Com excelente vantagem do primeiro jogo, o Santos foi a Bahia podendo perder por até 1 gol de diferença, e foi campeão mesmo perdendo por 2 a 1.

Confira a equipe titular do jogo do título:

Rafael, Pará, Edu Dracena, Durval e Alex Sandro; Arouca, Wesley e Ganso; Neymar (depois Marcel), Robinho (Rodriguinho) e André (Marquinhos). Treinador: Dorival Júnior.