Era só o que faltava! Santos pode ficar fora da Copa do Brasil

Apesar da ajuda do São Paulo ao vencer o Botafogo-SP por 3 a 1, o Santos não fez a lição de casa, perdeu por 3 a 0 para o Ituano, no Estádio Novelli Júnior, e está eliminado do Campeonato Paulista na fase de grupos pelo terceiro ano consecutivo. Entretanto, a não classificação ao mata-mata pode ter um peso gigante para o clube em 2024.

A partir da próxima temporada, as vagas na Copa do Brasil serão através dos campeonatos estaduais,  e não mais via ranking oficial de clubes da CBF. Como o Peixe não ficou entre os seis primeiros colocados do Paulistão, perdeu a oportunidade de entrar no torneio.

Desta forma, para garantir seu lugar no torneio milionário, a equipe comandada pelo técnico Odair Hellmann tem duas maneiras de acesso. A primeira é com a Copa Paulista, torneio o qual o ganhador garante vaga automática na Copa do Brasil. O Alvinegro Praiano não joga a competição desde 2021, quando utilizou o time B e foi eliminado na primeira fase.

Outra maneira de entrar seria conseguir uma vaga na Libertadores, seja conquistando  a Copa do Brasil, Sul-Americana ou vagas presentes na Série A do Campeonato Brasileiro.

Próximos passos do Peixe

Desta maneira, o Santos não pode dar mole, e deve estar atento em todas as competições nesta temporada. Buscando uma campanha vitoriosa, o Peixe continua sua caminhada na Copa do Brasil nesta quinta-feira (9), quando enfrenta o Iguatu-CE, na Vila Belmiro.

Após o fracasso no estadual, a diretoria do clube irá se reunir com o técnico Odair Hellmann e o coordenador esportivo Paulo Roberto Falcão, com o objetivo de entender o que está acontecendo com o time e cobrando explicações. O próprio Falcão já admitiu que a equipe precisa se reforçar ainda mais, visando a disputa das diversas competições que o Santos jogará neste ano.