É verdade que o irmão de Pelé jogou no Santos?

Você sabia que o irmão de Pelé já jogou no Santos? Jair Arantes do Nascimento, mais conhecido como Zoca, nasceu no dia 22 de julho de 1942, dois anos depois de seu irmão. Zoca tentou se firmar no alvinegro praiano justamente na época em que Pelé transformou o Peixe na melhor equipe do futebol mundial.

O irmão do Rei foi lançado no time pelo técnico Lula, logo no início dos anos 60. Inicialmente, Zoca atuou no time de aspirantes do Santos, mas depois de um tempo passou a ter oportunidades no time principal. O problema é que ele atuava no ataque, que era sem sombra de dúvidas o setor mais estrelado do time na época, com nomes como Coutinho, Pepe, Dorval, Mengálvio, além de seu próprio irmão.

Sua estreia no Peixe aconteceu no dia 10 de abril de 1961. Zoca entrou no lugar de Coutinho na partida em que o Santos goleava o América do Rio de Janeiro por 6 a 1, na Vila Belmiro, pelo Torneio Rio-São Paulo. O Santos sofreu um pênalti no último lance da partida, e Zoca foi para a cobrança.

No entanto, o irmão do Rei não converteu. O árbitro encerrou a partida logo em seguida, e a primeira impressão de Zoca no alvinegro praiano foi a que ficou. Ele até chegou a marcar um gol, em um amistoso contra a Seleção do Distrito Federal, onde o Peixe venceu por 4 a 0.

Porém, Zoca não esteve nos planos de Lula para o time principal do Peixe pelo restante da temporada. Ele voltou para o time de aspirantes. Em 1962, Zoca teve oportunidades na Copa São Paulo – o time do Peixe ficou extremamente desfalcado por conta da Copa do Mundo daquele ano. O irmão de Pelé chegou a marcar alguns gols, mas era constantemente substituído prematuramente nas partidas.

Depois do torneio, Zoca “sumiu” do time principal de maneira definitiva. Ele treinou no clube até 1966, no que foi um ano difícil para seu irmão, Pelé. Zoca decidiu abandonar o futebol e dedicar sua carreira para apoiar o Rei. Durante muitos anos, ele foi um fiel e discreto executivo do Grupo Pelé. No dia 25 de março de 2020, Zoca faleceu vítima de um câncer na próstata.