Dorival Júnior é ovacionado pela torcida do Santos antes do clássico

Dorival Jr foi ovacionado pela torcida do Santos ao adentrar no campo da Vila Belmiro. O treinador, hoje no São Paulo, teve duas grandes passagens pelo Peixe, a mais famosa delas em 2010, quando venceu o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, comandando Neymar, Paulo Henrique Ganso e Cia.

Apesar de ser querido na Vila Belmiro, Dorival Jr. nunca esteve perto de voltar ao Peixe durante a gestão de Andrés Rueda, o mandatário chegou a dizer que enquanto o Santos fosse gerido por ele, Dorival não treinaria a equipe.

“Quando o Carille acabou saindo do Santos, meu primeiro nome não era o Fabián Bustos. Era o Dorival Júnior. Eu liguei para ele e estava confiante, mas o presidente [Andres Rueda] disse que, enquanto ele for presidente do Santos, Dorival não colocará os pés do clube. Não sei o motivo. A partir dali, criamos vários nomes e tínhamos o Fabián Bustos e o Renato Paiva”, disse Edu Dracena, ex-diretor executivo do Santos, à Rádio 365.

Santos demitiu três treinadores em 2023

Dorival foi contratado pelo Ceará, depois da passagem pelo clube nordestino, o treinador foi para o Flamengo, clube pelo qual conquistou a Copa Libertadores e a Copa do Brasil. Após ficar desempregado, Dorival assumiu o São Paulo e foi campeão da Copa do Brasil pelo Tricolor Paulista. Nas passagens Pelo Santos, o técnico disputou 189 partidas, vencendo 111, empatando 34 e perdendo 44 com um aproveitamento de aproximadamente 64,73%. 

Apenas no ano de 2023, o Alvinegro Praiano teve quatro treinadores, começando por Odair Hellmann, logo depois Paulo Turra e o uruguaio Diego Aguirre, até que o auxiliar fixo do clube, Marcelo Fernandes, assumiu a equipe de forma definitiva. Com Marcelo, o Santos foi a campo 11 vezes, com 6 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, com 42 pontos, o Peixe está próximo de evitar o inédito rebaixamento.