Derrota do Santos para o Fortaleza foi a primeira na história

A temporada de 2022 do Santos Futebol Clube se encerrou de maneira melancólica. Na última rodada do Campeonato Brasileiro, o Peixe foi derrotado para o Fortaleza por 2 a 0, em plena Vila Belmiro. Foi a primeira vez na história do Brasileirão. que o alvinegro praiano foi derrotado para o Leão do Pici jogando em casa.

As duas equipes já se enfrentaram em 20 ocasiões, todas elas em partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro. Foram sete vitórias do Peixe, três do Fortaleza e 10 empates. Em jogos como mandante, o alvinegro praiano venceu o time cearense três vezes, empatou cinco e perdeu uma.

E a vitória do Leão na Vila mais famoso do mundo teve um gostinho ainda mais especial. Os três pontos consolidaram o Fortaleza como uma das grandes histórias do Brasileirão, que chegou a ser lanterna do campeonato e terminou a última rodada classificado para a Pré-Libertadores de 2023.

Ao entrar em campo naquele confronto, o Santos já não possuia nenhuma chance de classificação para a Libertadores. O Peixe terminou o campeonato na 12ª posição, com 47 pontos, e se classificou para a Copa Sulamericana. O alvinegro praiano ficou pelo segundo ano consecutivo fora da Libertadores.

Que competições o Santos vai jogar em 2023?

A temporada de 2022 terminou de maneira melancólica para o Santos Futebol Clube. O Peixe não conseguiu a vaga para Libertadores e terá que se contentar com a Copa Sulamericana em 2023. Além disso, o alvinegro praiano também terá que se empenhar para ter boas campanhas no Campeonato Brasileiro, Campeonato Paulista e Copa do Brasil. Confira quais são as competições que o Santos vai jogar em 2023:

Campeonato Brasileiro Série A

Apesar de não ter tido um bom desempenho no Brasileirão em 2022, o Santos conseguiu evitar o que seria a maior tragédia de sua história: o rebaixamento para a segunda divisão. Com isso, o alvinegro praiano terá a oportunidade de melhorar seu desempenho na competição em 2023. O Campeonato Brasileiro se inicia no dia 16 de abril e terminará no dia 3 de dezembro. A data dos jogos ainda não foi definida.

Campeonato Paulista

A competição estadual começará em 15 janeiro do ano que vem e tem sua final marcada para o dia 9 de abril. O primeiro jogo do Peixe no torneio ainda não foi divulgado pela Federação, mas o clube já conhece seu grupo: Red Bull Bragantino, Botafogo e Inter de Limeira.

Copa do Brasil

A última vez que o Peixe conquistou a Copa do Brasil foi em 2010, sob o comando de Neymar e PH Ganso. Em 2023, o clube terá a oportunidade de voltar a ganhar o torneio, que se iniciará no dia 22 de fevereiro e terminará no dia 23 de setembro.

Copa Sulamericana

Pelo terceiro ano seguido, o Santos irá disputar a Copa Sulamericana. O calendário das competições continentais já foi divulgado pela Conmebol, mas as datas podem sofrer alterações. O sorteio da fase de grupos deve ocorrer em 22 de março, enquanto a possível estreia do alvinegro praiano está marcada para 5 de abril.