Clubes farão reunião e Campeonato Brasileiro pode ter mudança que divide opiniões

As equipes da Série A e B estão debatendo sobre uma possível redução do número de rebaixados no Campeonato Brasileiro. A mudança seria de quatro para três, e a proposta será enviada para uma votação no Conselho Técnico da Primeira Divisão, ainda nesta terça-feira (14), na CBF.

Segundo informações do UOL Esporte, os debates acerca da questão vêm acontecendo nos últimos dias. Há times grandes que são favoráveis a diminuição, mas os nomes não foram revelados. Vale lembrar que o Brasileirão de 2023 será a primeira edição a contar com todas as equipes mais tradicionais em um bom tempo.

A tese defendida é que as principais ligas do mundo, como a Premier League, Série A da Itália, entre outras, tem apenas três equipes rebaixadas em ligas de 20 ou 18 times. Segundo o UOL, “apenas o Brasileiro tem uma queda de 20% dos times de um ano para outro. Na visão de dirigentes de clubes ouvidos pela reportagem, isso causa uma instabilidade financeira nas agremiações”>

Outro fator que é importante é a formação de duas ligas, a Liga Forte Futebol e Libra, que serão compostas pelas equipes das duas divisões. As duas possuem propostas de redução da quantidade de rebaixados para três. Entretanto, elas só seriam implementadas em 2025.

Mudança já em 2023 e opinião da torcida

Houve um movimento interno para aplicar a mudança já nesta temporada de 2023. Todavia, para isso, o regulamento da Série A teria que ser modificado.

Logo, já há uma discussão jurídica para ver se seria viável realizar a mudança já nesta temporada, ou só em 2024. Claro que as equipes da Série B não devem ser favoráveis à mudança, pois teriam uma vaga a menos na elite do futebol brasileiro.

Os torcedores foram às redes sociais para comentar o caso. Alguns se mostraram a favor, e outros sugeriram um modelo semelhante ao da Bundesliga (Campeonato Alemão).

“As grandes ligas europeias tem 3 rebaixados e 20 participantes. E se for pegar o histórico o 17° clube rebaixado meio que SEMPRE VOLTA (e no primeiro ano). Então acho que é normal ajustar isso”, escreveu um torcedor.

“Um playoffzinho entre o 4 da série B contra o 17 da Série A até da pra engolir mas diminuir o número de rebaixados seria péssimo para o torneio e bizarro”, completou outro.