A estreia do Santos fora do país

No dia 21 de março de 1954, o Santos Futebol Clube, pela primeira vez em sua história, jogou uma partida fora do Brasil. O alvinegro praiano foi para a cidade de La Plata, na Argentina, para enfrentar o Gymnasia y Esgrima no estádio Juan Carmello Zerillo.

A partida foi a primeira de uma excursão do clube na Argentina, que também passou pelas cidades de Córdoba, Tucumán, San Juan e Buenos Aires. Naquele confronto, o Peixe de Giuseppe Ottina foi a campo com Barbosinha, Hélvio e Feijó (depois Ivan); Cássio, Formiga e Zito; Del Vecchio, Walter, Álvaro, Vasconcelos (Hugo) e Tite.

O time argentino saiu na frente, com gol de Martínez, mas o menino da Vila Del Vecchio empatou o jogo e marcou o primeiro gol da história do Santos em solo estrangeiro. No restante da excursão, o Santos disputou oito partidas, obtendo três vitórias, três empates e duas derrotas.

Quando o Santos debutou na Europa?

urante a Era Pelé, o Santos realizou inúmeras excursões pela Europa, que tinham como objetivo arrecadar fundos para pagar o então caro e estrelado elenco do alvinegro praiano. No entanto, quando aconteceu a estreia do Peixe no velho continente?

Cerca de 50 mil pessoas estiveram presentes no estádio Levsky Sofia, em Sofia, Bulgária, no dia 23 de maio de 1959, para ver o Santos jogar na Europa pela primeira vez em sua história. O adversário foi a Seleção B da Bulgária. Os ingressos para ver o time santista se esgotaram dois dias antes da partida.

O confronto ficou marcado pelo estado ruim do gramado, já que a cidade de Sofia tinha sofrido com fortes chuvas que acabaram alagando o campo. No entanto, o futebol jogado não decepcionou, com o embate terminando no resultado de 3 a 3.