A estreia santista na história da Libertadores
O Santos é um dos times brasileiros mais tradicionais da história da Copa Libertadores. Com três títulos da competição, o Peixe estreou na competição no ano de 1962, justamente quando faturou seu primeiro troféu do torneio. Relembre como foi o primeiro jogo do alvinegro praiano na competição:
Campeão Brasileiro de 1961, o Peixe se credenciou para disputar sua primeira Libertadores na história. Considerado um dos maiores e melhores times do mundo na época, a equipe santista enfrentou uma verdadeira pedreira logo em sua estreia: o campeão boliviano Deportivo Municipal.
O adversário em si não era tão difícil. O problema é que o Santos também enfrentou o que é até hoje uma das principais adversidades de times brasileiros na competição: a altitude de La Paz. Cerca de 40 mil pessoas lotaram o estádio Hernandes Siles Suaso no dia 18 de fevereiro para ver o jogo. Árbitro da partida, o brasileiro Olten Ayres de Abreu relembrou o confronto:
“O Santos entrou em campo debaixo de aplausos. Estenderam um tapete para o Pelé e lhe entregaram flores. Parecia que seria um jogo tranquilo. Mas a partida foi muito disputada. O primeiro tempo terminou 1 a 1. No segundo, saíram muitos gols e os bolivianos chegaram a estar ganhando por 3 a 2 até 30 minutos. O Santos virou para 4 a 3. Quando terminei o jogo, fui agredido e reagi. O Pelé e eu acabamos saindo do estádio no camburão da polícia. Queriam nos matar”, relatou Olten.
O técnico Lula escalou o Santos para aquela partida com: Laércio, Getúlio, Olavo e Zé Carlos; Lima e Calvet; Dorval (Tite), Mengálvio, Pagão, Pelé e Oswaldo. Os gols do Peixe foram marcados por Lima, Mengálvio, Pagão e Tite. No jogo de volta, na Vila Belmiro, o Peixe fez bonito e goleou o time boliviano por 6 a 1.